NO RJ

Bicicletas saem na frente no VI Desafio Intermodal Carioca PDF Imprimir E-mail

A Associação Transporte Ativo acaba de promover o VI Desafio Intermodal Carioca, com o objetivo de repensar a mobilidade e estimular o uso da bicicleta na cidade do Rio de Janeiro. O desafio avaliou qual o melhor meio de transporte para atravessar a cidade no horário de maior movimento, um momento em que a cidade acaba por ter o trânsito bloqueado pelo excesso de veículos seguindo numa mesma direção.

Diversos meios de transporte saíram ao mesmo tempo de um mesmo local na hora do rush com o objetivo de chegar a um destino comum. As regras foram simples: cada participante saiu da Central do Brasil e chegou a Praça Antero de Quental tendo passado obrigatoriamente pela estação do Metrô General Osório em Ipanema. Sempre respeitando as leis de trânsito e as regras de segurança de cada modal utilizado. 

No quesito tempo, a carona programada bateu todos os outros modais e chegou primeiro. Sendo seguida de perto pelo combinado de Metrô e Bicicleta, da Moto e do Táxi. Mas o desafio não leva em conta somente o tempo do trajeto e sim também dados como despesa, energia consumida, poluição atmosférica, emissão de CO2 e também dados subjetivos de avaliação do participante: praticidade, segurança, conforto etc.

Reunindo todos os dados, as bicicletas foram para o topo da lista obtendo os melhores resultados. O primeiro lugar do ranking do Desafio Intermodal ficou com a Bicicleta aro 16, seguida pelo combinado de Metrô e Bicicleta, em segundo lugar, e o Metrô combinado com a Integração ficou com a terceira posição. As bicicletas voltam a aparecer na quarta e quinta colocação e o automóvel ficou com a última colocação do VI Desafio Intermodal.  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s