Desafio Intermo…

Desafio Intermodal em Florianópolis

Avalie

 

 
 
 
 
 

 

 

Será realizado nesta quinta-feira, 15 de setembro, mais uma edição do Desafio Intermodal de Florianópolis. Mas, afinal, o que é esse desafio?

É o desafio do trânsito! Na hora do rush, em que mais pessoas estão às ruas, vai se aferir, com bases em alguns dados obtidos ao final do desafio o potencial de sustentabilidade de cada meio de transporte participante. O desafio, apesar de tudo, não tem um cunho científico, mas é interessante para mostrar alguns retratos, situações e contradições da situação enfrentada pelos usuários de cada modal no trânsito da capital catarinense.

A Desafio Intermodal é realizado na capital, no mínimo, desde 2007 e antecede as atividades da Semana da Mobilidade Sustentável e da Semana da Bicicleta. Este ano, já foi realizado o desafio no Rio de Janeiro e nos próximos dias devem ocorrer nos municípios de Recife, São Paulo, Brasília, Aracaju, Salvador, São José dos Campos, Maceió, Curitiba, Maringá, Belo Horizonte, Uberlândia, Balneário Camboriú, Porto Alegre, Belém e Natal.

São Paulo, Balneário Camboriú e Florianópolis já combinaram a realização de seus Desafios Intermodais para esta quinta-feira, dia 15 de setembro. A capital paulista contará com 18 categorias de intermodais. A Associação de Ciclistas de Balneário Camboriú e Camboriú irá, pelo segundo ano seguido, realizar o Desafio Intermodal em Balneário Camboriú.

Em Florianópolis, teremos todas as categorias do ano anterior mais a estréia de patins. De maneira geral, irão dois conjuntos de pessoas com modais diferentes que sairão da Concha Acústica da Universidade Federal de Santa Catarina cerca de 18h15min para, cada um com seu modal, chegarem ao ponto de controle, no Largo da Alfândega, no Centro. Um conjunto de pessoas fará esse trajeto pelo caminho norte e outro pelo sul. As leis de trânsito devem ser respeitadas. Constam em cada grupo pessoas que farão o trajeto de ônibus, caminhando, correndo, de bicicleta, de motocicleta e de automóvel.

Entre os itens avaliados, estão o tempo de deslocamento, a distância e a velocidades médias de cada modal, o custo de cada deslocamento, a emissão de poluentes e a percepção sobre segurança, conforto e praticidade de cada meio de transporte.

Vinte pessoas estão confirmadas e escaladas para participar do Desafio Intermodal da cidade este ano. Entre elas, três figuras públicas ligadas à área dos transportes na capital.

A Desafio Intermodal desterrense deste ano é uma promoção Bicicleta na Rua, Bicicletada Floripa e ViaCiclo e conta com o apoio do grupo de pedal Duas Rodas MTB Floripa, Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, Pró-Bici, Movimento Passe Livre, Pedarilhos, Grupo de Estudos e Educação Ambiental/CCB/UFSC.

Se alguém ainda tem interesse em participar, pode entrar em contato aqui pelo blogue mesmo.

[Atualização em 16 de setembro, à 1h45min: o Desafio Intermodal de São Paulo vai ocorrer dia 20/09].

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s